Cirurgia Corporal
Prótese de silicone
A cirurgia de implantação de próteses de silicone, também conhecida como mamoplastia de aumento, é uma das mais realizadas no Brasil atualmente. A cirurgia tem como objetivo aumentar o volume e a projeção das mamas e também permitir a correção de algumas assimetrias promovendo um ganho de autoestima da paciente.
Para realizar a cirurgia de implante de silicone, é feita uma avaliação clínica minuciosa pelo cirurgião plástico com base em diversos fatores como: idade da paciente, peso, altura, volume de mama da paciente, largura do tórax e o grau de flacidez das mamas. Somente a partir desses dados poderá ser definido o volume, o formato e o tipo de projeção da prótese assim como o plano cirúrgico que engloba o local da incisão cirúrgica (inframamária ou peri-areolar) e região de colocação do implante (subglandular, subfascial ou submuscular).
A escolha do formato ideal da prótese de silicone é determinante para valorizar a região das mamas conforme o desejo e a estrutura física de cada paciente. Para isso é importante contar com um cirurgião plástico experiente e capacitado.
Mamoplastia redutora
A mamoplastia redutora é a cirurgia plástica que consiste na remoção do excesso de gordura, tecido glandular e pele das mamas, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da mulher. O procedimento visa reduzir o volume e peso dos seios, proporcionando benefícios estéticos e funcionais.
De maneira geral, a mamoplastia redutora é indicada para seguintes casos:
- O tamanho dos seios incomoda a mulher;
- Os seios limitam a mulher a realizar atividades rotineiras;
- Os ombros da paciente estão doloridos e caídos por causa do peso dos seios;
- As mamas apresentam aréolas alargadas e pele flácida;
- A paciente sofre com dor nas costas, pescoço e ombros devido ao tamanho e peso das mamas;
- A pele abaixo do sulco da mama fica irritada;
- Os seios estão flácidos e/ou pendentes;
- Há falta de sustentação mamária.
Mastopexia
Mastopexia é um procedimento cirúrgico que reestrutura o formato das mamas, diminuido a flacidez e deixando-as mais firmes e altas, sem perder a naturalidade. A cirurgia é indicada para as mulheres com ptose mamária (seios caídos).
A mastopexia é feita com anestesia local com sedação ou geral. Para levantar a mama, o cirurgião deverá realizar a remoção do tecido mamário excedente e comprimir a pele restante para garantir o reposicionamento e harmonia do desenho do seio.
A mastopexia, pode ser com a implantação da prótese ou não. A decisão depende da textura e da densidade do tecido das mamas.
Abdominoplastia
A abdominoplastia é a cirurgia plástica de abdômen indicada para a correção de flacidez de pele associada ou não à flacidez da musculatura da parede abdominal e excesso dermogorduroso. Geralmente está situação é comum nos pacientes que sofreram um ganho de peso seguido de uma perda considerável.
A escolha da técnica cirúrgica depende do grau de flacidez abdominal, a quantidade de gordura abdominal e altura do umbigo (distância do púbis à cicatriz umbilical).
A anestesia indicada é a peridural e a cirurgia tem duração de 3 a 4 horas.
Lipo HD
Lipo HD (Lipoaspiração de Alta Definição) consiste na retirada dos excessos de gordura localizada assim como na lipoaspiração tradicional, porém, com a capacidade de definir com mais precisão e alta definição os sulcos que envolvem os músculos presentes na região. O resultado da Lipo HD é ter os músculos em evidência.
Com a Lipo HD é possível fazer uma escultura no contorno corporal, criando curvas e relevos em regiões principalmente do abdômen, tórax, braço, coxas e dorso do corpo, tanto de homens como mulheres.
A técnica utiliza o aparelho de ultrassom que através da inserção de pequenas cânulas vibratórias dentro da pele do paciente quebra e suga as células de gordura, promovendo o contorno ideal para os músculos.
Lipo MD
A Lipoaspiração de Média Definição conhecida como Lipo MD tem como objetivo remover os excessos de gordura e dar uma definição muscular de médio porte, modelando o corpo e acentuando os contornos mais naturais, não realçando muito a musculatura, para proporcionar uma aparência mais natural e harmônica à silhueta.
Lipoabdominoplastia
A Lipoabdominoplastia é a associação da abdominoplastia e a lipoaspiração. Na abdominoplastia é retirado o excesso de pele da região abdominal, melhorando a flacidez da região. Nos casos em que há gordura localizada nesta região, é feita também a lipoaspiração para atingir um contorno corporal mais harmonioso.
A cirurgia pode ser feita com anestesia peridural, raquianestesia ou anestesia geral.
Prótese glútea
A prótese glútea é um procedimento cirúrgico de implantação de próteses de silicone em posição intramuscular promovendo ganho de volume e aumentando a projeção do glúteo.
O procedimento é feito através de uma incisão no sulco inter glúteo que deixa a cicatriz imperceptível. As próteses são posicionadas dentro do músculo glúteo máximo e acima do ponto de apoio, desta forma o paciente não senta sobre a prótese. São utilizados drenos nos primeiros dias de pós-operatório. A orientação é manter repouso relativo por 14 dias e uso de malha compressiva por cerca de 30 dias.
Enxerto glúteo com gordura
O enxerto glúteo com gordura também recebe o nome de gluteoplastia de aumento com gordura. Trata-se da aplicação de gordura do próprio paciente retirada de outras regiões do corpo através da lipoaspiração com o objetivo de aumentar o tamanho do bumbum ou preencher áreas específicas melhorando o contorno.
Ginecomastia
Ginecomastia é a cirurgia para a corrigir mamas projetadas ou com muito volume dos homens. Esse aumento das mamas pode ser causado pelo excesso de tecido mamário e/ou pelo acúmulo de gordura.
A lipoaspiração visa corrigir o aumento das mamas removendo o acúmulo de gordura. Já quando a origem do aumento das mamas é glandular o método usado é uma incisão ao redor dos mamilos para remover as glândulas mamárias. Contudo, a maioria dos casos é resultado de um misto das duas origens – excesso de gordura e glandular – é comum associar as duas técnicas.
Ninfoplastia
A ninfoplastia é a cirurgia plástica para diminuir os pequenos lábios vaginais, estruturas que protegem a entrada da vagina. A cirurgia é indicada principalmente para melhorar a estética da região ou, em casos que ocorre dor durante a relação sexual. A ninfoplastia também pode alterar o tamanho e formato dos grandes lábios.
Geralmente, a cirurgia é realizada com anestesia raquidiana ou peridural, com sedação simples.
Cirurgias pós-bariátrica
Cirurgias Plásticas Pós-Bariátrica são o conjunto de cirurgias plástica que visam corrigir as deformidades causadas pela grande perda de peso após a cirurgia bariátrica.
Para a cirurgia reparadora pós-bariátrica, podem ser necessárias mais de um procedimento, incluindo:
- Lifting da parte inferior do corpo: corrige a flacidez do abdômen, culotes, glúteos e virilha;
- Lifting de braço: corrige a flacidez dos braços;
- Lifting de coxa: corrige o excesso de pele das coxas;
- Elevação de mama: diminui a flacidez e seios caídos;
- Abdominoplastia: Reduz o excesso de pele abdominal.
- Lifting facial e blefaroplastia: melhora a flacidez facial e corrige a queda das pálpebras, já que a perda excessiva de peso causa flacidez facial intensa proporcionando um aspecto mais envelhecido da face.
Nessas cirurgias, é possível remover o excesso de pele formado com a grande perda de peso após a cirurgia bariátrica.
Dr. David Santana
Cirurgião Plástico
CRM-GO 6624 / RQE 4814
- Especialização em Cirurgia Plástica pela UERJ;
- Membro Especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.
Consultório Dr. David Santana
Endereço: Av. T- 4, n° 1340, San Charbel Centro de Medicina, Consultório 8, Setor Bueno, Goiânia, Goiás.
WhatsApp: (62) 99800-6990
Atendimento:
- Particular
- Unimed
Procedimentos:
- Prótese de silicone
- Lipo HD
- Lipo MD
- Abdominoplastia
- Prótese de Glúteos
- Ritidoplastia
- Blefaroplastia
- Rinoplastia
- Lipo de papada
- Preenchimento Facial
- Toxina Botulínica